segunda-feira, 29 de abril de 2013

Ética e Cidadania Decora o Ambiente Escolar



           Com o objetivo de trabalhar o tema Ética e Cidadania a professora de Artes, Julciane Malinski e os alunos das 8ª Séries escolheram o desenhista Maurício de Sousa, autor da Turma da Mônica para objeto de estudo.
            Também foram incluídos outros temas abordados nas aulas, como as regras de 2013 e o artista José Datrino, o “Profeta Gentileza”. 
            Os alunos escolheram um dos personagens para o desenho e pintura em papel canson ou cartolina. Após elaboraram frases em forma de balões ( linguagem das histórias em quadrinho).
            A maioria dos alunos escolheu como tema o aniversário dos 70 anos da EEB. Joaquim Nabuco, pois o mesmo está em festa.
            Os cartazes estão expostos no ambiente escolar para apreciação. 































quarta-feira, 17 de abril de 2013

Salas de aula recebem pintura




         As Lojas Quero-Quero doaram 3 galões de 18l. de tinta para a escola e realizaram a entrega no dia de hoje (17 de abril/13) . A referida doação faz parte de um projeto das lojas que consiste em auxiliar entidades na melhoria da parte física.
         A Comunidade escolar agradece e as gestoras providenciarão ainda neste mês, a pintura de aproximadamente 05 salas de aula.



Feudalismo

 Origens Feudais

     Feudo é uma palavra de origem latina que servia tanto para expressar a posse do gado como posse de terra.
     O Feudalismo desencadeou a partir da crise do Império Romano do Ocidente, quando as comunidades germânicas entraram em contato com as romanas. Nessa época, entre os romanos já ocorriam a ruralização, a diminuição da atividade comercial e o desenvolvimento da economia de subsistência com o trabalho de colonos, o colonato, que estava substituindo o trabalho escravo.
     Os germânicos foram responsáveis pela introdução de algumas práticas bem próprias do feudalismo, como a economia predominantemente agropastoril, a doação de terras entre chefes guerreiros, uma noção de realeza menos forte do que a dos romanos e o comitatus, a união temporária de chefes em épocas de guerra.
     A fusão dessas e de outras características deu-se desde os séculos finais da Idade Antiga aos séculos iniciais da idade Média.
     Contudo,  a partir do século VIII e até o século X, a vida européia  tornou-se particularmente mais difícil por causa das invasões dos mulçulmanos (árabes e islâmicos), vikings (normandos) e húngaros (magiares).
     Os árabes, ao conquistarem a Península Ibérica, as ilhas do Mediterrâneo e o controle da navegação naquele mar , isolaram os europeus e impediram que tivessem acesso comercial aos produtos orientais.
     Os vikings, por mares e rios, e os húngaros por terra, aterrorizavam a Europa com suas violentas incursões, em que saqueavam e matavam. Esse panorama histórico coincidiu com a desintegração do Império Carolíngio, e especialmente nos séculos IX e X a Europa estava cercada, indefesa, insegura e desurbanizada. Assim formou-se o feudalismo, que também pode ser considerado um sistema de vida adaptado a defesa e à sobrevivência em meio à defesa e à sobrevivência em meio a constante atividade bélica.

    O 7° ano 01, nas aulas de História produziram textos sobre o surgimento do Feudalismo e representaram o Feudo através de maquetes.

Confira as fotos...












quinta-feira, 11 de abril de 2013

Palestra


      No dia 10/04/13 veio até a escola  um grupo de pessoas do  LIONS CLUB Xanxerê INOVAÇÃO para fazer uma palestra com o objetivo de esclarecer as consequências do uso de drogas. Os mesmos palestraram para as crianças que frequentam os anos iniciais (3° e 4° ano) .
    O LIONS CLUB Xanxerê Inovação, entidade que tem como objetivo servir, acredita que trabalhar a educação e a promoção da saúde é uma forma de dirigir o olhar para os valores sociais emergentes de uma forma consciente e planejada. Este olhar é um desafio contemporâneo para pais educadores e precisa ser assumido. Além disso, tal conduta poderá levar a criança a adquirir noções significativas como: justiça, responsabilidade, autonomia, respeito, a si e ao outro buscando influenciar na construção de uma sociedade melhor.
     É importante que a criança aprenda a valorizar, acima de tudo, a própria vida, a ter responsabilidade sadia e autoestima o suficiente para entender que as drogas não devem fazer parte de sua vida. Através da história educativa é possível viabilizar para a criança uma percepção sobre a realidade que a cerca aprendendo a desenvolver habilidades para defender-se da sua realidade social e familiar.
    A E.E.B.Joaquim Nabuco agradece a participação e colaboração do  LIONS , dos professores e alunos.





quarta-feira, 10 de abril de 2013

Jogos OLEX



E.E.B.JOAQUIM NABUCO CONQUISTA MEDALHAS NOS JOGOS DA OLEX

           Nos dias 04 e 05 de Abril a escola participou da 11ª OLEX, tanto na categoria de Futsal Feminino quanto na de Handebol Feminino  obtiveram o 1º lugar; já o Futsal Masculino ficou com a classificação do 3º lugar. Parabenizamos e agradecemos os alunos e o professor Giovani pelo empenho, pelas conquistas e por representarem muito bem a nossa escola.

          Confiram algumas fotos da entrega de medalhas.