sexta-feira, 22 de março de 2013

Projeto Obesidade Infanto Juvenil

     A E.E.B. Joaquim Nabuco através da disciplina de Educação Física, neste ano de 2013, dá continuidade ao projeto sobre a Prevenção à Obesidade, iniciado no ano de 2012, com as crianças e adolescentes de nossa escola.
     Tendo como base o peso e a estatura dos alunos e seus hábitos alimentares, foram feitos os cálculos do seu Índice de Massa Corporal (IMC), que seria o Peso dividido Altura²  = P/A².
     Com base nos cálculos, os dados foram lançados na tabela normativa do IMC, onde foi verificado se o aluno está com baixo peso, normal, sobrepeso ou obesidade.
     Como uma das metas da escola é contribuir para a formação da saúde e da qualidade de vida dos alunos, os mesmos que apresentam peso acima do normal, os pais são chamados com o intuito de informá-los e conscientizar a respeito dos males da obesidade.
     Importante também ressaltar que atividade física orientada auxilia de maneira incisiva na prevenção e combate ao excesso de peso.

     Para que este trabalho tenha êxito a escola precisa da parceria das familias!

     Leia o texto informativo sobre o assunto:
    
Baixo peso: saiba quando emagrecer pode ser perigoso
Juliana Crem
A balança é sempre malquista, principalmente pelas mulheres. A guerra é para fazê-la apontar números inferiores àquele que se enxerga. Mas, em alguns momentos, a balança pode mostrar estes números menores do que o esperado, anunciando que algo pode não estar bem com o organismo.
Um corpo abaixo do peso ideal pode esconder problemas de saúde como diabetes e hipertireoidismo, entre outros males, assim como pode acarretar distúrbios que chegam até mesmo colocar a vida em risco. Saber as causas e consequências do baixo peso é essencial para a manutenção da saúde e do bem-estar.

Não é o que parece

É senso-comum observar uma pessoa que está abaixo do peso e associar sua magreza à desnutrição. Todavia, nem todos os esquálidos estão, necessariamente, padecendo da falta de nutrientes. É preciso levar em consideração as características individuais de cada um, além do cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC), pois há quem apresente baixo peso e alta porcentagem de gordura no corpo e vice-versa. "O IMC é muito importante, mas temos que ter bom-senso e avaliar o biótipo de cada pessoa. Há mulheres, por exemplo, com uma estrutura mais forte, que vai fazer com que elas sejam mais pesadas e, nem por isso, estão acima do peso Ideal”.
"A desnutrição geralmente é causada por uma dieta pobre em calorias e proteínas, ou por má absorção de nutrientes. Pode ser o somatório de várias causas, como sociais, psiquiátricas ou patológicas. Por isso, toda pessoa que está fora do peso ideal, tanto para mais quanto para menos, deve procurar um profissional capacitado para descartar uma condição mais séria".

Ponteiros em queda livre

O emagrecimento repentino deve ser sempre investigado. Afinal, doenças como hipertireoidismo, alguns tipos de câncer, diabetes tipo I, hepatite C, bulimia e anorexia nervosa podem levar à perda abrupta dos quilinhos nem sempre desejados. Ficar com um corpo esbelto é bacana, mas a saúde não deve ser comprometida, pois estas enfermidades são sérias e podem até mesmo levar à morte.
Isso porque a perda de peso também pode ser induzida por meio de dietas restritivas, que acabam comprometendo a saúde. Algumas das consequencias que este emagrecimento súbito traz para o corpo são a amenorréia (ausência de menstruação), desbalanceamento hormonal, enfraquecimento de unha e cabelo, alterações do humor e do sono, mudança na cor da pele, queda da imunidade, entre outros. "O baixo peso é perigoso por si só, mas em mulheres, por exemplo, ele pode comprometer seriamente a fertilidade, porque os hormônios sexuais são derivados da gordura, do colesterol".

Fonte: http://saude.terra.com.br/bem-estar/baixo-peso-saiba-quando-emagrecer-pode serperigoso,58888c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html

Sobrepeso e Obesidade

O sobrepeso e a obesidade são doenças atuais que surgiram com o aumento do sedentarismo e com uma alimentação geralmente rica em gorduras e em açúcar (por exemplo, fast food, refrigerantes).
A obesidade (IMC superior à 30) não é apenas uma preocupação estética, pois temos que saber que existem riscos significativos para a saúde. Em estágios avançados, a obesidade pode levar a pessoa a parar de trabalhar, pois a doença pode causar muitas complicações graves e que invalidam a pessoa, como a diabete, hipertensão (pode provocar um AVC ou um infarto do miocárdio), osteoporose, artrose, distúrbios psicológicos (depressão devido à perda de confiança), doenças cardiovasculares graves, câncer de intestino, psoríase, etc).

Fonte: http://www.criasaude.com.br/N3143/doencas/sobrepeso.html

Exercício físico, bom para todos
Crianças e adolescentes
O exercício físico é fundamental para as crianças e adolescentes, já que permite um desenvolvimento harmonioso do aparelho locomotor, fortalece a condição do sistema cardiorrespiratório e permite que as crianças e os jovens canalizem os seus impulsos agressivos e se integrem mais facilmente no meio social.
Embora os bebês e as crianças sejam, por natureza, muito ativos e exercitem as suas capacidades psicomotoras de forma espontânea, a correta estimulação pelos pais e professores, ao longo do seu período de auto-aprendizagem, constitui uma excelente ajuda. Por exemplo, a música rítmica costuma levá-los a praticar movimentos muito diversos e a explorar as várias possibilidades do seu corpo, constituindo uma excelente forma de se conhecerem melhor.

Adultos

Como o sedentarismo é o problema característico dos adultos que vivem nas sociedades industrializadas, a partir dos 30 anos de idade começam a evidenciar-se as consequencias da inatividade física, como por exemplo o excesso de peso, a diminuição da capacidade cardiorrespiratória, a falta de flexibilidade, as insônias, os problemas digestivos, as dores de cabeça e de costas...
Embora muitos destes inconvenientes possam ser solucionados através da prática de exercício físico, antes de se iniciar a prática de qualquer atividade que nunca se tenha realizado, por um lado, é extremamente conveniente selecionar alguma que seja adequada às possibilidades da pessoa em causa e, por outro lado, é essencial submeter-se a uma consulta médica. Se a maioria das pessoas saudáveis não têm limitações, a prática de certos exercícios pode estar contra-indicada em determinadas doenças.

Idosos

A velhice caracteriza-se por uma deterioração progressiva dos vários tecidos e de todo o organismo, o que costuma provocar a diminuição da capacidade cardiorrespiratória, da força muscular, da resistência dos ossos e da flexibilidade das articulações.
Embora a prática regular de exercício físico ao longo da vida seja muito importante para atrasar a deterioração característica do envelhecimento, a prática deste tipo de atividade pelos idosos é igualmente benéfica, pois melhora a condição física, contribui para a prevenção e tratamento de inúmeros tipos de doenças, facilita a comunicação com outras pessoas e ajuda a preencher os momentos de inatividade e aborrecimento.
As atividades físicas mais recomendáveis para os idosos são os exercícios físicos aeróbios ou de resistência, como as caminhadas, a natação e o ciclismo, em especial quando são realizados ao ar livre e na companhia de outras pessoas. De qualquer forma, antes de se selecionar alguma destas atividades e de se iniciar a sua prática, é essencial consultar o médico, na medida em que, enquanto algumas delas podem ser contra-indicadas, existem outras que podem ser altamente recomendáveis.

Fonte: http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=437

Confira algumas fotos:




 




    

    

Um comentário:

  1. Professores Giovani e Eralda vocês estão de parabéns pela execução desse projeto.

    ResponderExcluir