quarta-feira, 17 de abril de 2013

Feudalismo

 Origens Feudais

     Feudo é uma palavra de origem latina que servia tanto para expressar a posse do gado como posse de terra.
     O Feudalismo desencadeou a partir da crise do Império Romano do Ocidente, quando as comunidades germânicas entraram em contato com as romanas. Nessa época, entre os romanos já ocorriam a ruralização, a diminuição da atividade comercial e o desenvolvimento da economia de subsistência com o trabalho de colonos, o colonato, que estava substituindo o trabalho escravo.
     Os germânicos foram responsáveis pela introdução de algumas práticas bem próprias do feudalismo, como a economia predominantemente agropastoril, a doação de terras entre chefes guerreiros, uma noção de realeza menos forte do que a dos romanos e o comitatus, a união temporária de chefes em épocas de guerra.
     A fusão dessas e de outras características deu-se desde os séculos finais da Idade Antiga aos séculos iniciais da idade Média.
     Contudo,  a partir do século VIII e até o século X, a vida européia  tornou-se particularmente mais difícil por causa das invasões dos mulçulmanos (árabes e islâmicos), vikings (normandos) e húngaros (magiares).
     Os árabes, ao conquistarem a Península Ibérica, as ilhas do Mediterrâneo e o controle da navegação naquele mar , isolaram os europeus e impediram que tivessem acesso comercial aos produtos orientais.
     Os vikings, por mares e rios, e os húngaros por terra, aterrorizavam a Europa com suas violentas incursões, em que saqueavam e matavam. Esse panorama histórico coincidiu com a desintegração do Império Carolíngio, e especialmente nos séculos IX e X a Europa estava cercada, indefesa, insegura e desurbanizada. Assim formou-se o feudalismo, que também pode ser considerado um sistema de vida adaptado a defesa e à sobrevivência em meio à defesa e à sobrevivência em meio a constante atividade bélica.

    O 7° ano 01, nas aulas de História produziram textos sobre o surgimento do Feudalismo e representaram o Feudo através de maquetes.

Confira as fotos...












Nenhum comentário:

Postar um comentário