Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:
* Inabilidade para interagir socialmente;
* Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;
* Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.
O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.
Diagnóstico
O diagnóstico é essencialmente clínico. Leva em conta o comprometimento e o histórico do paciente e norteia-se pelos critérios estabelecidos por DSM–IV (Manual de Diagnóstico e Estatística da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria) e pelo CID-10 (Classificação Internacional de Doenças da OMS).
Sintomas
O autismo acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais os meninos do que as meninas. Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. O mais comum é os sinais ficarem evidentes antes de a criança completar três anos.
ALFABETIZANDO AUTISTAS
Trabalho
de alfabetização é realizado nas residências de educando com
Transtorno Global de Desenvolvimento - AUTISMO - integrado a escola e
família com o mesmo objetivo.
Os
educandos frequentam o AEE - Atendimento Educacional Especializado no período oposto ao ensino regular. Em 2014 frequentam o 6º ano com o acompanhamento da segunda professora Maria Helena .
A função da escola com o projeto é qualificar a prática
pedagógica no processo ensino aprendizagem. O trabalho será desenvolvido durante o ano.
Em parceria com as famílias, a rede escolar, SAEDE e a segunda professora Maria Helena Guilherme Lanzarini com a parceria da professora Claudete Dall'Agnol realizou projeto para alfabetização de alunos autistas do sexto ano do ensino fundamental da E E B Joaquim Nabuco.
Em parceria com as famílias, a rede escolar, SAEDE e a segunda professora Maria Helena Guilherme Lanzarini com a parceria da professora Claudete Dall'Agnol realizou projeto para alfabetização de alunos autistas do sexto ano do ensino fundamental da E E B Joaquim Nabuco.
Como
forma de educação do referido projeto a segunda professora elaborou
cartazes com as vogais, as sílabas e os desenhos utilizados
trabalhados em sala de aula.
Os
cartazes foram postos na casa dos alunos com o objetivo de fixação
dos conteúdos e que foi possível graças ao apoio e comprometimento
das famílias e da escola.
Seguem
fotos registradas dos resultados da aplicação do projeto.
Laura e prof Claudete ambas com peruca - muito legal!!!!!!!!!!
Mãe da Laura participando do processo ensino aprendizagem da filha.
Toda família aprendendo juntos. Mãe, avó, irmão. Lucas demonstra ser muito feliz!
Professora Maria Helena dedicada e entusiasmada com o educando Lucas.
Trabalhando com todos da casa. Como realizar a leitura do cartaz diariamente.
AEE e Segundo Professor acreditando nas potencialidades dos educandos intelectuais.
Toda família com instrumentos musicais. Maravilha!!!!!!!!!!!!
Mãe da Laura participando do processo ensino aprendizagem da filha.
O cartaz está no quarto da laura para visualização. Mãe e filha compromisso com a educação.
Laura é vaidosa mostrou sua habilidade e autonomia em seus produtos de beleza. É fantástico!Toda família aprendendo juntos. Mãe, avó, irmão. Lucas demonstra ser muito feliz!
Professora Maria Helena dedicada e entusiasmada com o educando Lucas.
Trabalhando com todos da casa. Como realizar a leitura do cartaz diariamente.
AEE e Segundo Professor acreditando nas potencialidades dos educandos intelectuais.
Toda família com instrumentos musicais. Maravilha!!!!!!!!!!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário